06 janeiro, 2023

Não conte a ninguém...

 


O simples filho do carpinteiro foi intitulado como o Rei dos Judeus. Assim era Jesus, caminhava pelas ruas de Jerusalém com sandálias empoeiradas, vestes simples, não ambicionava o luxo, contrariando a muitos de seu tempo, na verdade  Jesus não estava preocupado com essas coisas. Sua chegada triunfal em Jerusalém não foi em carro de luxo de sua época, mas sim num jumentinho, mesmo assim, devido a sua grande popularidade e carisma foi uma grande ameaça para os políticos, intelectuais, religiosos, doutores de seu tempo, muitos deles pensavam que Jesus seria um revolucionário político e que sentaria no trono de César, entretanto, estavam diante do Maior líder que já pisou nesta terra, um líder diferenciado com uma filosofia nunca antes vista na história da humanidade, ao contrário de muitos líderes esse líder não ambicionava aplausos e títulos, não se importava com a fama e o luxo, era vazio de ego. Quando curava ou fazia o bem a uma pessoa, sempre dizia: Não conte a ninguém. Jesus também declarou: " Não estou buscando glória para mim mesmo, mas há quem a busque e julgue."( João 8:50). Qual político e líder não buscaria se auto promover ? Apresentando seus feitos aos quatro cantos da terra? Mas Jesus era totalmente averso a essas coisas, olha que estou falando de Jesus, o dono de todo universo, do ouro e da prata, que mesmo sendo dono de tudo que há, foi humilde e simples e nos ensinou a esvaziar de nós mesmo se quisermos adquirir a felicidade. No sermão da montanha vemos esse lindo ensinamento: " Felizes os que esvaziam o ego" em outras traduções: " Bem-aventurado os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus."(Mateus 5:3).


Aqui vai um conselho importante para um mundo onde o "Ego" é exaltado como padrão de vida. Em tempos de filtros e redes sociais,  e seu mau uso, onde muitos aparentam uma vida que não vivem, Jesus vem ensinar a esvaziar se de si mesmo.  Em Lucas 14:7 diz: 
"Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado."

Jesus também deixou o ensinamento para Aqueles que almejam Grandeza e as primeiras cadeiras,  quando a mãe de Tiago e João pediu que Jesus desse a seus filhos um lugar de destaque a sua direita e esquerda, então Jesus lhe responde: "Qualquer dentre vós que quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir."

Os ensinamentos de Jesus, desmascara os líderes religiosos de nosso tempo que estão rodeados de luxos e status, sentam em tronos como se fossem o próprio Deus. 

Jesus deixou claro que o verdadeiro líder e sistema de liderança está em servir, Ele mesmo aliviou o sofrimento da humanidade e lhes apresentou a gloria de Deus Pai. JESUS ensinou que o serviço é o estilo de vida que todos que se intitulam cristãos precisam praticar. E até mesmo na maneira de servir a outros Jesus deixa um ensinamento para que haja prudência e boa intenção: " Mas, quando você der esmolas, que a sua mão esquerda não saiba o que a direita está fazendo."(Mateus 6:3).
Há aqueles que mostram as obras para que sirvam de exemplos e incentivo, não é este o caso, mas há quem faz soar a trombeta com intuito de se auto promoverem, há quem doa uma sexta básica e ainda tira foto para postar nas redes sociais, esse é o tipo de atitude hipócrita que Deus abomina.

Meus amados leitores, sigamos o exemplo de Jesus Cristo, nosso mestre, procurando viver uma vida simples de abnegação e serviço, servindo aos necessitados no anonimato, orando a Deus em secreto. Que o nosso viver seja um viver segundo o querer de Deus para nossa vida, que Deus seja o nosso guia, que apenas Ele ocupe lugar no trono do nosso viver, amém !

Adriano Paulo

Observação: se o seu comentário estiver como anônimo, deixe seu nome, muito obrigado pela leitura, Deus te abençoe! 



04 janeiro, 2023

Tudo coopera !

 


"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." ( Romanos 8:38).

No último texto que escrevi no blog, falei sobre os ventos contrários, que muitas vezes nos pega de surpresa, mas que são  necessários para que compreendamos que temos um Deus que cuida de nós nos momentos difíceis.

Há uma frase que diz que Deus escreve certo por linhas tortas, mas a verdade é que Ele escreve certo por linhas retas, pois se todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus, então até mesmo os ventos contrários são na verdade, ventos a favor. O ímpio se desespera diante da dor, mas os que são de Deus passam pela prova pacientemente e delas tiram grandes lições e saem fortalecidos.

Alguém disse que a vida não é para amadores e não é mesmo, vivemos em um mundo instável, a própria palavra afirma que "O justo viverá pela fé ." Você que lê e estuda a Bíblia, passe a observar que a maioria dos heróis da fé tiveram uma vida de total submissão e confiança em Deus.

Desde o início da criação quando Adão e Eva caíram, tiveram que aprender a viver de maneira submissa na dependência de Deus. No momento de vergonha e humilhação, Deus não os desamparou, mas logo providenciou lhes roupas. Quando Noé anunciava o dilúvio cairia sobre a terra, passaram se cem anos, sofreu a zombaria e o desprezo, mas permaneceu firme e fiel, e no momento certo, contemplou Deus e protegeu  ele e família do dilúvio. Sara e Abraão não podia gerar filhos e geraram na velhice e Deus os ensinou que Ele é o Deus da provisão. Quando Pedro afundou nas águas e teve medo, Deus estava lhe ensinando a depender e a confiar em   Deus.


Meu amado leitor (a), continue firme, confiante, que na verdade todo vento contrário se converterá em vento a favor, vosso choro se tornará em risos, vossa angústia em alegria. O Deus que abriu o mar vermelho  não Seria capaz de curar a doença que te aflige ?  De lhe abrir a porta do emprego. Não sei qual a sua luta, mas no texto de hoje, Deus me toca para te dizer que Ele dá ordens aos anjos para te proteger e que no tempo certo a tua vergonha se transformará em bençãos, portanto não abaixe a cabeça, não desanime, continue sendo fiel, orando e jejuando porque Deus está com você, amém! 


Observação: obrigado pela leitura, caso seu comentário estiver anônimo, assine seu nome pra eu saber que foi você.


 

02 janeiro, 2023

Ventos contrários

 


Hoje segundo dia do ano, muitos de nós estamos cheios de planos e esperanças de uma vida melhor para os próximos 364 dias que ainda são incógnitas, o que nos espera ? Somente Deus sabe. Ontem dia da virada, a felicidade e emoção tomou conta de muitos, os fogos representaram para muitos  a esperança de dias melhores, muitos até mesmo escolheram as cores das roupas em busca de sorte, outros preferiram molhar os pés no mar, para terem sorte, e teve  aqueles que passam na igreja em busca das bençãos de Deus, é certo que no fim o propósito de todos é terem uma vida feliz. Nas mensagens que trocamos ontem todos desejamos uns aos outros paz, saúde, prosperidade, amor. Acontece e é óbvio que ninguém deseja sofrer, todos queremos ter um ano feliz sem espinhos. Procuramos sempre pela paz porque não fomos criados para a dor. 

Deus quando projetou a humanidade teve como intuito a felicidade plena. Não combinamos com o luto e com os espinhos que nos sangram, tudo é consequência do pecado trazido por satanás, pois ele é o único originador de toda dor e sofrimento, mas então porque Deus permite tanto sofrimento na terra? Muitos fazem essa pergunta como se Deus fosse o grande culpado de tudo isso, mas a resposta é simples e objetiva, Deus é amor, sendo Ele amor nos criou com livre arbítrio, nos deu de presente a capacidade de decidirmos o nosso caminho, não nos força a nada, quando nos criou, disse: Eis que será como um de nós a nossa imagem e semelhança. Não somos como os animais que não tem capacidade de decisão, mas nós escolhemos os nossos caminhos, e quando deixamos de ouvir a Deus escolhemos muito mal o nosso caminho, escolhemos colher a dor e o sofrimento e assim foi a escolha da humanidade desde o princípio, escolhemos o caminho do sofrimento. Adão e Eva ao desobedecerem a Deus traçou o destino da humanidade. O luto que não fazia parte do plano passou a fazer parte e o casal tiveram que presenciar com os próprios olhos o funeral de seu filho Abel, lágrimas, dores, tristeza profunda tomou conta do coração, então passaram a entender que Satanás  é o grande e único originador de todo mal que castiga o nosso planeta.

" Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do maligno".(1Joao 5:19).

O ano novo nos traz a sensação de dias melhores e almejamos isso, não há nada de errado querer uma vida de paz e conforto, porém podemos ser pegos de surpresa a qualquer momento enfrentando algum dissabor, uma crise financeira, uma nova pandemia, uma guerra, catástrofes tudo isso pode assolar a humanidade e nos fazer de vítimas inesperadamente. Você pode até me dizer: Adriano, você está sendo pessimista, mas vos digo, o próprio Jesus Cristo disse: "No mundo passarão por  aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" ....


O cristão que não passa por aflições não está vivendo a vida cristã de maneira correta, pois o próprio Cristo foi vítima deste mundo cruel, passou pela zombaria, escárnio, dor, angústia, mas há um detalhe em tudo isso...

Quando os ventos contrários da vida chegarem até nós, Jesus estará conosco.
 
Se não fosse sua presença nessas horas, creio que não suportaríamos. A dor que corrói o coração e as lágrimas que caem de nossa face não são exclusivas nossa, Ele divide conosco, O Deus que nos ama tanto é sensível ao nosso sofrimento, Ele se importa. Sabemos que a dor e o sofrimento não farão parte para sempre deste mundo, chegará o dia que Ele enxugará dos olhos toda lágrima e a dor já não mais existirá. Um dia acabará com as injustiças, desigualdades, e com a maldade, nos concederá um novo nome um novo corpo, um novo lar. Falta pouco, mas enquanto esse dia não chega, sigamos firmes glorificando o nome de Deus em meio ao calabouço da vida, pois Deus que tudo vê, que tudo sondas nos exaltará no momento certo e  concederá o galardão àqueles que pacientemente souberam enfrentar os ventos contrários sem murmurar e desesperar por apenas conhecerem o tamanho e grandeza do Deus que servem, o originador da vida, amém.

Adriano Paulo.

Observação: deixe um comentário, observa se ele não está anônimo, tente muda-lo para sua conta, ou assine seu nome abaixo da mensagem pra eu saber que foi você, muito obrigado, Deus te abençoe!


A igreja como corpo de Cristo

  Por que assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação” (Romanos 12:4).      Paulo escreveu ...