18 janeiro, 2023

O povo de Deus e a liberdade religiosa

 


"Mas o Faraó respondeu: Vocês são preguiçosos! Por isso ficam dizendo: Vamos oferecer sacrifício ao Senhor. Voltem ao trabalho! Não receberão palha nenhuma, porém terão de produzir a mesma quantidade de tijolos que produziam antes." ( Êxodo 5:17)

Há muitos países que a população não tem a liberdade de prestarem culto a Deus, muitos de nossos irmãos neste momento enquanto você lê esse texto, estão sofrendo pelo evangelho muitos até mesmo  sendo mortos. Graças a Deus ainda somos um país livre, onde não há tal extremo, podemos adorar a Deus, podemos reunir em nossas igrejas para adorar ao nosso Deus, temos essa liberdade garantida por lei: *A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.*

Mas apesar de sermos um país com liberdade religiosa, muitas vezes a lei não funciona ao pé da letra e a constituição não é respeitada.

Nós Adventistas do Sétimo dia assim como os Judeus defendemos a guarda do quarto mandamento referente ao repouso sabático, Pois entendemos que o Sábado é o quarto mandamento da lei de Deus onde observamos para dia de guarda, separamos esse dia para cultuarmos a Deus. Guardar o Sábado no tempo em que vivemos tem sido uma grande luta para cada um de nossos irmãos que querem apenas serem livres para cultuar a Deus conforme crêem, mas  mesmo vivendo em um país onde  Há liberdade religiosa essa luta tem sido constante para muitos de nós, Recordo-me de inúmeras vezes durante a minha vida  que tive que travar essa batalha espiritual, pois vivemos em um mundo onde a maioria pensa diferente até mesmo evangélicos, e mesmo que os respeitamos, muitas vezes não somos respeitados por alguns, mesmo em um país onde a lei nos protege, muitas vezes precisamos encarar o preconceito dos empregadores, e de algumas pessoas que nos cercam, mas há aqueles que nos respeitam e nos compreendem, não posso generalizar...recordo-me de inúmeras vezes onde precisei negociar com o diretor da faculdade ou com o meu patrão, a liberdade da guarda do sábado, onde tive que me explicar que precisava desse dia para prestar culto ao meu Deus, muitas vezes com o coração angustiado pela pressão sofrida, tive que largar faculdade, propostas de empregos e muitas boas  oportunidades. Há um tempo atrás as provas do Enem eram realizadas aos sábados e muitas vezes tivemos que ficar retidos todo o horário da prova   para realizarmos após o Pôr do sol o que era uma situação muito exaustiva e humilhante para nós e nossos irmãos, mas com muita luta em 2018 foi aprovado pelo congresso que a prova seria realizada aos domingos para beneficiar Adventistas e Judeus observadores do Sábado Bíblico.

 Assim como faraó fez duras críticas ao povo de Israel  já ouvi de muitas pessoas as mesmas palavras proferidas por Faraó: "Vocês são preguiçosos". Onde já se viu, não trabalhar, não estudar  no sábado. Aí eu me pergunto: Não vivemos em um país onde temos uma lei onde protege a liberdade religiosa? Então porque passamos por essas situações, somos tratados por muitos como preguiçosos, visto que o que realmente queremos é honrar o nosso Deus ? Hoje lendo o livro de Êxodo  vejo que a perseguição aqueles que servem a Deus vem desde o início, até mesmo na vida do nosso Mestre Jesus vemos a perseguição. Nosso Mestre foi tratado como herege, blasfemador e transgressor da lei por um mundo que não conseguia compreender o real significado de sua presença na terra. Na igreja primitiva muitos de nossos irmãos foram mortos em estádios e devorados por leões por apenas defenderem a fé... Mas Jesus diz que essas pessoas que sofrem perseguições são bem-aventurados... "Bem-aventurado os perseguidos por causa da justiça."* (Mateus 5:10)

"Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim."* (Mateus 25:45).

Aqueles que tratam com respeito e  misericórdia um filho de Deus, receberá do Senhor grande galardão.

O povo de Israel foram perseguidos por faraó, estavam debaixo do julgo pesado de escravidão, eram impedidos de serem livres para adorar o  Senhor no deserto, mas vemos um detalhe nessa história, Deus se lembrou daquele povo, mesmo que eles passaram por um período de escravidão, Deus estava tentando ajudar, usando Moisés e Arão para irem até faraó, foi um período de muita luta, mas no fim , todas as coisas cooperaram  para o bem do povo de Deus, Faraó e seu povo foram duramente castigados e o povo de Deus foram libertos para adorarem ao Senhor no deserto.

Amado leitor, como está a sua situação hoje ? Tem sido afligido como o povo de Israel ? Pessoas riem de sua fé ? Te tratam com indiferença? Você tem sido impedido de adorar o seu Deus ? Não entristeçais, pois, assim como Deus lutou por seu povo no passado, ele tem comprado a tua luta, no Salmo 118:6 lemos: "O SENHOR está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem."

A nossa liberdade religiosa não é apenas uma lei de nosso País, mas uma lei do céu, assegurada por Deus, escrita por seu próprio Dedo. Não temas,porque Deus está com você 🙏🙌 amém .

Observação: Caso seu comentário for como anônimo deixe sua assinatura para eu identificar, Deus o abençoe!

A igreja como corpo de Cristo

  Por que assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação” (Romanos 12:4).      Paulo escreveu ...