21 maio, 2016



A qualidade de um irmão




“Em todo tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão”.
(Provérbio 17:17).

  Você já parou para refletir quando se refere ao outro com o termo “irmão”(a), já pensou sobre a importância dessa pronúncia? O dicionário descreve da seguinte forma: “... Quando se consideram unidos por sentimentos de fraternidade, ou como provenientes do mesmo Pai”.
  Jesus Cristo nos chamou de irmãos e nos ensinou a nos relacionarmos como irmãos. Inicia a oração modelo como Pai Nosso, em certa ocasião Jesus respondeu “Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. Ao tratar-nos como irmãos deixou nos o legado através do seu exemplo para que pratiquemos. Nos relatos bíblicos podemos conferir a  pureza e o amor fraternal desenvolvido por Cristo em todos os seus relacionamentos, conhecia o íntimo das pessoas e suas limitações, sabia se colocar no lugar de cada uma para compreender as suas feridas, sabia perdoar, compreender e quando necessário aconselhava e corrigia, sua maior demonstração de amor fraterno foi na cruz quando intercedeu em oração por todos aqueles que o maltrataram e rogou  ao pai que os perdoasse
(Lucas 23: 34). Jesus também ensinou: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”(Mateus 5:44).
  Em nossos relacionamentos como irmandade devemos procurar nutrir o Espírito de Deus, fazendo jus ao termo. Não apenas por palavra, mas também por prática, estendendo a mão ao que precisa auxiliando nas dificuldades, intercedendo com orações, tratando com benevolência, saber perdoar e compreender. O apóstolo Paulo escreveu “Mas nós que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para a edificação”( Romanos 15:1). Existe um hino que diz: quão bom e quão maravilhoso é que os irmãos vivam em união”( Salmos 133:1).
  Que Deus abençoe que os irmãos vivam como Jesus viveu, que os irmãos perdoem uns aos outros, que os irmãos levante uns aos outros, que os irmãos vivam no mesmo Espírito que vem de Deus, buscando se fortalecer dia a dia com o poder do Espírito Santo.




leia os livros:













A igreja como corpo de Cristo

  Por que assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação” (Romanos 12:4).      Paulo escreveu ...