02 janeiro, 2020


Oferta de Abel x Oferta de Caim
2 de janeiro

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”.
( Salmos 21:10)



   Existem muitas maneiras de ofertar a Deus, ofertamos através do nosso louvor, ofertamos da maneira como tratamos o nosso corpo, e em todo o nosso proceder estamos ofertando a Deus.
   O primeiro sistema de ofertas relatado na bíblia foi realizado por  dois irmãos, sendo eles Abel e Caim, ambos  ofertaram ao Senhor. Caim com os melhores frutos da terra, Abel com os primogênitos das suas ovelhas. A bíblia enfatiza que Deus se agradou mais da oferta de Caim. Porque Deus aceitou a oferta de Abel rejeitando a oferta de Caim? Sendo que, Abel ofertou a Deus com os melhores frutos de suas terras?
   Caim e Abel representam dois grupos de Cristãos. Observe que Caim quis ofertar a Deus, contudo a oferta de Abel  foi aceita por Deus porque ele fora obediente, agradou a Deus com aquilo que Deus realmente pedia dentro do sistema de oferta. Caim representa  aqueles cristãos que não possuem um coração transformado pelo sangue de Cristo, representa o tipo de falso cristão que ao dizimar, dizima conforme pensa que deve ser feito, abstendo de Deus aquilo que a Deus pertence, representa aquele falso Cristão que mesmo conhecendo a bíblia a distorce quando percebe que as palavras vão contra o seu modo prazeroso de viver a vida, representa aquele líder de igreja que chega atrasado, que é relaxado no ministério que lhe foi confiado por Deus, pensando que o ministério lhe pertence e na verdade Deus irá pedir um acerto de contas no dia do juízo final.
    Caim representa o tipo de pai de família que não busca a Deus diariamente com a família, que no lugar de levantar um culto diário ao Senhor, tem colocado diante de sua família a televisão, o futebol, a internet, o trabalho e demais ocupações da vida, entretanto representa todo tipo de cristão que vive relaxadamente ofertando a Deus quando bem entende, a sua própria maneira. Que sejamos como Abel que ofertou ao Senhor uma oferta justa, uma oferta segundo o coração de Deus, ofertou com coração sincero e puro diante de Deus. Deus não  está atento ao que lhe é ofertado, e sim, ao coração do que oferta. Sondando o coração de Abel encontrou verdade, encontrou uma intenção sincera, encontrou gratidão, humildade, não encontrou maldade, arrogância, lembre-se Deus está atento a sua intenção, a Deus ninguém engana.


Ano Novo, o segredo para um ano feliz!  

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais”.
               

O primeiro dia do ano é como uma folha em branco. É a primeira página em branco de um livro que ainda não foi escrito. O que escreveremos para este ano? Qual serão as batalhas que enfrentaremos pela frente? Será que conquistaremos o que planejamos? É certo que temos as perguntas, mas não temos as respostas, fazemos muitos planos, todo o ano as academias começam lotadas, as escolas cheias, e conforme os meses vão passando as pessoas vão desistindo, e no fim do ano vem a frustração, e a pergunta: “onde está o erro?” Em provérbios 16:1 lemos o seguinte: “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.”. O Segredo para ter o ano feliz está no Senhor, já neste primeiro dia, é preciso reconhecer que os planos e projetos para a vida estão nas mãos do Senhor, é preciso entender qual é o papel a desempenhar? É preciso  entender que o nosso papel é o de submissão. Cristo trabalha no coração humilde e nos diz que devemos ser como as crianças. Assim como as crianças são dependentes do pai terreno, Deus anela que sejamos assim.  Anela que cristãos acheguem a Ele por meio da oração. O cristão que não ora, não lê a bíblia e não faz discípulos estará caminhando por uma estrada perigosa, é certo que estará saindo dos planos de Deus. Amado Leitor, comece o dia de hoje de joelhos prostrados diante de Deus, comece estudando a bíblia prepare livros edificantes para ler durante todo ano e no mais “Consagre ao Senhor tudo que você faz, e os seus planos serão bem sucedidos” (Provérbios 16:3). A palavra de Deus nos diz que Não podemos confiar em nosso coração,ele é enganoso. Quando colocamos a nossa vida nas mãos do Senhor, Ele age! Na comunhão com Deus nos tornamos sensíveis a voz do Espírito, e passamos a ouvir a voz do Senhor nos guiando, nos orientando e nos corrigindo. Não há outro caminho, Este é o caminho. Temos 365 dias ainda pela frente. Começamos o ano motivados e cheios de  energia, portanto haverá dias que enfrentaremos muitos obstáculos, haverá dias que vamos querer desistir, haverá dias que não iremos orar, não iremos ler a bíblia, haverá dias que não lembraremos de nada que prometemos fazer, porém Se Deus for a base de nossos planos, se hoje nos colocarmos nas mãos dEle, não tem como dar errado, tudo sairá conforme a vontade Dele para o nosso bem maior. Está disposto a colocar tudo nas mãos do Senhor no dia de Hoje? Está disposto a pagar o preço de todos os dias levantar um altar ao Senhor no seu lar juntamente com sua família? Então firme hoje este propósito com Teu Deus, o de criar hábitos de comunhão para com Ele, e no último dia deste ano, você dirá: “Como valeu a pena, como aprendi, como tudo deu certo”. Hoje, reflita sobre isto, feliz ano novo.

A igreja como corpo de Cristo

  Por que assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação” (Romanos 12:4).      Paulo escreveu ...