05 abril, 2024

A igreja como corpo de Cristo

 

Por que assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação” (Romanos 12:4).

 

   Paulo escreveu em Romanos sobre a igreja de Deus como um corpo, ali explica sobre a unidade dos irmãos simbolizado como um corpo. Penso que Paulo foi muito feliz em fazer essa metáfora. Você já se feriu alguma vez ? ou um espinho cravou-lhe em seu pé, já adoeceu?  Como é ruim quando uma parte do nosso corpo não funciona conforme deveria, não é mesmo? Assim, o Apóstolo nos explica que todos nós somos parte do corpo de Cristo com os nossos variados dons concedidos por Deus. Ver ( Ef 4:12). ( Ef4:15). O Apóstolo Paulo também diz que Cristo é a cabeça do corpo, ou seja, Todo o corpo deve seguir os comandos do cérebro que é Cristo. Quando compreendemos essa unidade e procuramos manter o corpo sadio que é a igreja de Cristo, a missão de Cristo prospera de maneira sem igual, e o propósito é cumprido. Mas para isto, todos devem viver em unidade, e viver em unidade é viver em cooperação uns com os outros.    No corpo de Cristo nenhum membro é visto como superior aos demais, contudo, todos são importantes para o funcionamento deste corpo. Na igreja não é diferente, visto que todos os ministérios devem estar submissos a Cristo a cabeça da igreja, todos os ministérios devem viver em cooperação uns com os outros, trabalhando incansavelmente como lhe compete, apoiando não apenas o seu funcionamento, mas também os demais, quando assim é compreendido, o corpo de Cristo caminha a passos largos para a Canaã Celestial, a obra de Cristo é praticada, e a comunidade tem um ganho espiritual, qual a sua função neste corpo? Como tens trabalhado? Tens cooperado com Cristo que é a cabeça deste corpo? Deus lhe abençoe! 

 

Texto escrito por: Adriano Paulo 05/04/24

 

(escritoradrianopaulo.blogspot.com)

 

 

03 abril, 2024

Nosso direito pelo grande Sumo Sacerdote

 


Servimos um Deus amoroso, justo e compassivo, um Deus de ordem, que desempenha um ministério perfeito em nosso favor. Hoje Cristo é o grande Sumo Sacerdote no Santuário Celestial, Aquele que intercede por mim e por você dia e noite, aquele que fez sacrifício por mim e por você para que tivéssemos o direito a salvação.

O ministério de um Sumo Sacerdote terrestre prefigurava a Cristo, um Sumo Sacerdote era alguém escolhido a Dedo para representar o povo de Deus, o povo pecador, como escrevi ontem aqui no blog,  após o pecado o homem passou a viver debaixo da maldição da lei, o pecado havia trazido maldição sobre a terra, porém por meio de Jeová o homem ainda  poderia encontrar esperança para sua alma corruptível.  Deus pede a Moisés que faça um santuário semelhante o celestial para que pudesse habitar no meio do Seu povo. " E me farão um santuário, e habitarei no meio deles, conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmos o fareis." ( Êxodo 25:8,9). Assim Deus habitou no meio de seus filhos por meio deste santuário criado por mãos humanas, a Santidade de Deus queria habitar na terra, mas pra isso o homem deveria ser justificado, purificado para que houvesse comunhão entre ele e Seu Criador.  

O Sumo Sacerdote era responsável pelo sacrifício e por todo o santuário, alguém escolhido a dedo por Deus, deveria ser alguém santo, humilde segundo o coração de Deus, alguém que representasse o povo diante de Deus. Tinha a função de interceder de ser o intermediador entre Deus e os homens, responsável por expiar os pecados do povo, para que fossem aceitos, justificados por Deus. Responsável de uma vez ao ano por aspergir o sangue de um inocente cordeiro nas cortinas do santuário, depois entrava no santo dos santos e derramava o sangue em um recipiente sobre a arca da aliança, assim Deus aceitava aquele ritual perdoando os pecados do povo. Esse ritual simbolizava o ministério de Cristo na nova aliança.

"Mas, vindo Cristo, o Sumo Sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação" ( Hebreus 9:11). 

Hoje Cristo é o grande Sumo Sacerdote, ao morrer na cruz, derramou seu sangue por nós pecadores..."E sem derramamento de sangue não há remissão, de sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios melhores do que estes, porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora compadecer, por nós, perante a face de Deus".( Hebreus 9:22-24)

Hebreus 9 deixa claro que hoje Cristo é o grande Sumo Sacerdote, e faz expiação pelos nossos pecados, com o seu próprio sangue, e cada gota derramada ali na cruz, representa o amor dEle por nós, e a nossa salvação. Cristo concedeu a todos aqueles que o aceitarem o direito ao perdão de seus pecados e a vida Eterna. Quando o sincero servo se achega até a cristo em contrição, Ele é fiel  e Justo para purificar aquele pecado, e dele mais não se lembrará, no dia do Juízo aquela transgressão não estará registrada no livro de registro se aquele servo em contrição se humilhou a Cristo pelo perdão e abandonou aquela transgressão, seu pecado será esquecido. O grande Sumo Sacerdote é hoje o único intermediador entre Deus e os homens. Pois o ministério de Cristo no céu como Sumo Sacerdote representa a nossa garantia e certeza de salvação, o nosso alívio, a nossa verdadeira paz, pois o Seu Sacrifício foi o mais perfeito de todos, capaz de purificar o seu pecado.

A Bíblia diz que Deus amou o mundo de "tal maneira" capaz de entregar seu único filho. Hoje reflita sobre isto, continue sendo fiel a lei de Cristo, em obediência, pois falta pouco para que Cristo venha sobre as nuvens do céu como grande juiz, para entregar aos seus o galardão prometido, amém!

- Adriano Paulo

( Deixe seu comentário abaixo, caso não consiga comentar com a conta do google comente como anonimo assinando seu nome, Deus lhe abençoe").



Reconciliação

 



Quando Deus planejou o planeta terra, não queria que o mal fizesse parte, sua intenção era que Adão e Eva desfrutassem de paz, e vivessem para todo sempre. Criou Deus um jardim e ali pôs o Homem e a mulher, a felicidade reinava, o ambiente era de paz, sossego e felicidade plena, ali em um ambiente totalmente paradisíaco estava Deus juntamente com o casal. Ali no paraíso, havia comunhão entre Deus e homem, o plano de Deus estava executado, contemplava a trindade com gozo, a sua criação.

Mas aquele jovem casal estavam em perigo, estavam sendo vigiados por um ser maléfico e astuto. Porém, se obedecessem ao mandamento do Pai nenhuma ameaça poderia lhes derrubar, eis aí a questão, Eva deixou ser levada pelo encanto do fruto proibido e pelas astutas palavras da serpente, se ao menos tivesse refletido naquele momento, ah se não tivesse sido levada pelo impulso e pelo prazer momentâneo, tudo teria sido diferente não somente para ela, mas para milhares de milhares de humanos, mas foi ali em seu momento de descuido, de irreflexão, e de curiosidade que cometeu o maior erro de sua existência. E assim levada pelas astutas palavras da serpente enganadora, experimentou do fruto proibido, naquele instante levada pelas palavras enganadoras, sentiu que seus olhos se abririam e que de agora em diante seria como Deus. Veja bem, Satanás introduziu nela o mesmo sentimento que introduziu na mente da terça parte dos anjos do céu, o orgulho e o desejo de ser como Deus, o desejo pelo poder, de ser algo além daquilo que Deus planejou para si. É exatamente assim que ele trabalha nos dias de hoje, principalmente na vida daqueles que dão brechas as ele, coloca o anseio pelo Poder, nas pessoas, para que elas desejam serem algo que Deus não planejou para elas. e assim muitos são arrastados para o seu lado assombroso. Eva experimentou do fruto proibido, e convenceu em seguida o seu marido Adão que fizesse o mesmo. Adão foi convencido por ela assim como ela havia sido convencida pela serpente. É assim que funciona, quando satanás arrasta uma pessoa, ele sai de cena, e espera que essa pessoa faça seu papel sendo uma influência aos demais a sua volta, sempre quando alguém cai, a tendência é arrastar quem está a sua volta. Seu plano astuto havia dado certo, agora esperava que eles morressem para sempre, mas...

Deus entra em cena e lhes pergunta: - Adão você comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal ? Adão logo transfere a culpa a sua esposa e a esposa transfere a culpa a serpente... Muitas vezes é assim que acontece, quando somos culpados de um pecado, temos a tendência de transferir a culpa, de tirar de nossas costas o peso, o erro.  

Tudo poderia estar perdido para aquele casal do Éden, tudo poderia estar perdido para a humanidade os filhos de Adão, mas Deus tinha um plano para reconciliar, o céu encheu-se de tristeza, não era isso que Deus queria, mas por causa da desobediência, agora os planos teriam que serem alterados 1E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. ( GN 3:15). 

Ali no Éden Deus sacrifica um cordeiro e veste Adão e Eva com vestes da pele de um animal, agora o sangue precisaria ser derramado, e no novo plano, Cristos teria que entrar em cena para pagar pelo pecado daquele jovem casal, Cristo teria que ser sacrificado numa cruz para que aquele jovem casal representante de toda humanidade tivesse novamente o direito a vida eterna e entrada nas moradas do Senhor, "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único filho para que tivéssemos direito a vida eterna. 

Hoje reflita sobre isto, reflita no sacrifício de Cristo por mim e por você, o que isso significa para você? Ele pagou o preço, passando pela morte de cruz, aquilo que estava preparado para mim e para você, nós merecíamos o castigo, não Ele, mas Ele nos amou com um amor sem medidas. 

Por causa da transgressão de sua lei o mundo padece em agonia, vemos a dor, o desespero, a aflição e a maldade prevalecendo, nunca foi plano de Deus que o mundo chegasse a esse ponto, por isso, trouxe reconciliação e o direito a salvação, deixando sua morada celestial para vir a este mundo para nos salvar, hoje temos o direito da liberdade, a verdadeira liberdade, você não precisa ser escravo do diabo, se escolher servir a Cristo, a decisão é diária é pessoal é unicamente sua, convide Deus, o Espírito Santo para fazer morada em seu ser, aceite-o como o Seu único e suficiente salvador e tenha o direito da salvação, amém.

Adriano Paulo

( Ao comentar, assine seu nome caso não consiga comentar com a opção de comentar com a conta do google, coloque a opção anônimo e assine seu nome)


A igreja como corpo de Cristo

  Por que assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação” (Romanos 12:4).      Paulo escreveu ...