15 dezembro, 2022

Um advogado fiel

 


"Caros filhinhos estas palavras vos escrevo para que não pequeis. Se, entretanto, alguém pecar, temos um advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo." (1 João 2:1)

Há uns anos atrás Juliana e eu fomos surpreendidos por algo muito desagradável, aconteceu o seguinte fato....

Então, nós sempre gostamos de pagar as nossas contas em dias e antes da data do vencimento, mas naquele mês isso não foi possível. Recebemos o boleto mensal do cartão de crédito   como é de costume e ao abri-lo, um susto! O valor estava bem acima do que havíamos comprado e não teríamos condições de pagar, então verificamos as nossas compras que estavam detalhadas  no cartão e lá estava uma viagem de avião no valor de mil e quinhentos reais rsss que viagem é essa, nunca havíamos viajado de avião. Ficamos muito preocupados, ligamos na administração do cartão, então a atendente do Banco nos informou que nada poderia ser feito e que teríamos que pagar aquele valor, mas eu tentei explicar que tratava-se um roubo, um golpe, mas sem sucesso. E agora ? O que vamos fazer ? Não temos esse 💸💰 todo que somado as nossas dívidas estava um absurdo. Então me lembrei de que no prédio onde eu trabalhava como porteiro havia um advogado no quarto andar o Dr Vagner, subi até sua sala, expliquei toda a situação, a minha feição não disfarçava a preocupação. Lembro-me de que quando terminei de explicar a situação ele pediu o boleto, lhe entreguei, então olhou pra mim e disse: - Adriano, não se preocupe, vou resolver o caso pra você. Que ótimo, pensei, mas lembrei de que também não teria condições de lhe pagar pelo serviço, então lhe expliquei a minha situação naquele momento, com toda serenidade e calma  ele me disse: Não se preocupe com isso, vamos resolver. Naquele momento senti-me aliviado, pois alguém resolveria aquele caso pra mim. O advogado acionou O banco na justiça e não precisou que eu pagasse todo o valor no boleto, apenas as dívidas que eu tinha feito. Meses depois... Saiu a audiência, Dr Vagner me orientou que apesar da minha presença naquela audiência, não seria necessário eu abrir a boca, ele resolveria com o advogado do Banco, e assim aconteceu...

Apenas fiquei observando enquanto ele negociava com o advogado do banco, defendendo a minha causa, o advogado fez uma proposta, então o meu advogado me perguntou se eu eu aceitava aquela proposta financeira, respondi que sim, então eles se cumprimentaram e assinamos os documentos, foi algo rápido e o caso foi encerrado ali. Lembro-me de que daquele valor tiramos a quantia cobrado pelo advogado e nos ajudou bastante, chegou na hora certa e   Tudo foi resolvido de maneira pacífica, graças a Deus.

Sabe meus amados, João nos diz que temos um advogado Justo, sabe aquela situação angustiante, aquele Bêco sem saída que muitas vezes a vida nos coloca? Situações desesperadoras que parecem não ter solução? Jesus o nosso advogado fiel nos diz: " Fica tranquilo, eu resolvo tudo pra você" e a boa notícia, o preço já foi pago pelo próprio advogado na cruz do calvário. Não é maravilhoso saber disso? Temos um defensor, alguém para nos defender do acusador e dos nossos acusadores, aquele mesmo Jesus que defendeu a causa da mulher adúltera, o mesmo Jesus que visitou a casa de uma viúva pobre, o mesmo Jesus que colou a orelha do soldado, e transformou a água em vinho, esse mesmo Jesus é cheio de misericórdia e nos ama com um amor inigualável, incondicional, amor ágape que somente Ele pode nos amar de tal forma. Ele realmente está preocupado com a nossa situação. O que você está passando ? Eu Adriano que vos escrevo, não sei, mas Ele sabe e te diz: " Não temas, pois sou contigo,não tenha medo, pois sou o teu Deus Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão vitoriosa."( Isaías 41:10).

Muitas vezes quando pensamos que é o fim, é aí que nos enganamos, clamamos por Ele e Ele nos atende. Deus sonda o nosso coração, enxerga as lágrimas que não derramamos, a tristeza dos lábios que sorri e a dor que carregamos no peito. É o nosso advogado fiel. 

Jesus, o advogado dos advogados, apenas coloque teus anseios nas mãos de Deus e ele resolverá e transformará a tua causa tão difícil de ser resolvida em benção e em testemunho para que outros saibam que Ele é Deus e que você tem um Deus que luta a tua luta e vence as tuas batalhas, todos saberão que você não está sozinho quando perceberem que as tuas tristezas se transformaram em risos e em gritos de alegria, amém, glória a Deus. Hoje, reflita sobre isto!

Adriano Paulo

Atenção: Deixe o seu comentário, se ele estiver anônimo, deixe seu nome pra eu saber que foi você. Muito obrigado pela presença no blog, Deus o abençoe e que essa mensagem seja edificante em seus vida.





13 dezembro, 2022

Farisaísmo moderno

 


A palavra fariseu se tornou sinônimo de hipocrisia. Mas vamos entender quem eram os fariseus; eram um grupo religioso surgidos no século 11 A.C. a palavra fariseu significa "separados" ou seja, a verdadeira comunidade de Israel revestidos de santidade, puritanos, assim eles se auto intitulavam. Criavam regras rígidas e severas para obediência da própria lei de Deus, ou seja, colocavam uma carga pesada as pessoas. Certo dia Jesus disse a um grupo de fariseu: " Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo 🐫 aí de vocês mestres da lei e fariseus hipócritas vocês limpam o exterior do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça.... Assim são vocês por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de maldade. ( Mateus 23:24-28).


Esse grupo religioso do tempo de Cristo andavam com vestes impecáveis a vista de todos, não se podia alimentar sem lavar as mãos, pois era considerado heresia, eles eram assim, se achavam tão  santos diante de Deus ao ponto de verem defeitos nas pessoas com intuito de punirem. Quando os fariseus se reuniram para apedrejar uma mulher adúltera (ver João 8:1-11). Afirmaram que a lei de Moisés autorizava tal permissão, porém, Jesus o único que poderia condená-la a libertou e  repreendeu os fariseus com uma simples e sábia frase: " Aquele que não tem pecado, que atire a primeira pedra." Penso que eles ficaram vermelhos não apenas de raiva de Jesus, mas de vergonha de si mesmos ao olharem para dentro de si mesmos, tiveram a consciência pesada, quantos pecados haviam cometido durante a vida, mas o ardente e impulsivo desejo de punir e de bater o martelo 🔨 da condenação ficaram apenas no desejo e tiveram que engolir o próprio orgulho, estavam diante do maior advogado que a humanidade já possuiu.

Ao longo do tempo Jesus foi desmascarando essa seita religiosa e impostora, até virarem sinônimo de hipocrisia. 


Porém ainda nos tempos em que vivemos, podemos presenciar o espírito do farisaísmo no meio da nossa sociedade. Vivemos num tempo onde as pedras de cimentos, aquelas mesmas que os fariseus pegaram para matar a mulher adúltera, foram substituídas pela crítica destrutiva e pelas palavras que muitas vezes dói mais do que mil pedras atiradas. Muitos vestem a roupagem do farisaísmo moderno, julgam-se santos,perfeitos, colocando-se acima da crítica e assim destroem o próximo, muitas vezes em nome de uma opinião, em nome de uma doutrina colocam-se numa posição elevada, sentando-se na cadeira de Deus.


Meu amado(a), nesta época em que vivemos onde as opiniões estão polarizadas, também corremos o risco de entrarmos na onda da multidão a ponto de pegarmos uma pedra para apedrejar o nosso próximo. Vigiemos para que não estejamos do lado daqueles que apedrejam, mas que estejamos do lado Daquele que é amor e misericórdia. Vigiemos para que quando estivermos numa situação em que somos colocados para  punir e destruir o nosso próximo em nome da "verdade" que ajamos com misericórdia, que possamos estender a mão para ajudar levantar e que a oração seja a nossa maior ação na vida dos que estão em situações difíceis e complicadas imposta pela vida, tenhamos o espírito de Cristo e não o espírito farisaico, exclusivista e punitivo. 
Hoje, reflita sobre isto, Deus te abençoe!

Adriano Paulo

Observação: se o seu comentário estiver como anônimo deixe seu nome para eu saber que o comentário é seu.

11 dezembro, 2022

Luz na escuridão

 

 Lembro-me de quando eu era criança e do quanto tinha medo do escuro, inúmeras vezes tive que dormir com a luz acesa porque o escuro me trazia medo, pavor, insegurança, angústia e aflição. Em minhas lembranças, recordo-me de quando faltava energia no bairro e tínhamos que ficar algumas horas com a vela acesa, quando isso acontecia eu procurava ficar perto dos meus pais, pois sabia que perto deles eu estava em segurança, as vezes meu irmão e eu brincávamos com as sombras na parede e minha mãe dizia que com sombra não se brinca (rsss), aquilo me dava mais medo ainda e provocava um certo mal-estar. E quando a luz retornava, que alívio e sensação de felicidade. Confesso a vocês que até os dias de hoje não sou muito fã de escuro, e nem de andar na rua a noite, mas cá pra nós, quem é que gosta de escuro né?Me sinto bem no dia e em locais claros e iluminados.


  No mundo espiritual existe uma escuridão na vida daqueles que não conhecem Jesus, essa escuridão que muitas vezes é substituída por uma luz artificial e de pouca duração. Estou falando da luz artificial dos prazeres mundanos, quando deixamos de buscar o Senhor da nossa vida tentamos preencher o vazio existencial com prazeres momentâneos que traz a falsa sensação de que tudo está bem e de que estamos na luz, mas logo essa falsa liberdade que o mundo oferece se transforma em densas trevas. A falsa liberdade que produziu uma alegria passageira, na verdade é um abismo de densas trevas que o inimigo de Deus tem empurrado suas vítimas. Muitos se refugiam no prazer da pornografia, do álcool, dos jogos, das festas, das séries, novelas, mas tudo isso não passa de uma Luz artificial e precisa urgentemente ser substituída pela verdadeira luz que é Jesus. Somente Jesus é capaz de preencher o vazio da alma e tirar a ansiedade da mente fatigada.

Estamos no mês do natal e quando caminho pelas ruas, observo as casas iluminadas, porém não passam de enfeites para uma época. Pois a luz que os lares necessitam é uma luz tão forte e penetrante que é capaz e suficiente para preencher os corações tristes e amargurados transformando em felicidades duradoura e essa luz se chama Jesus, o mundo precisa conhecer a luz deste mundo, e aproximar-se de Jesus assim como eu me sentia seguro próximo aos meus pais nos  momentos de escuridão, Jesus é nosso Pai e próximo dEle estaremos sempre seguros.

Ao nascer neste mundo o menino Jesus trouxe luz ao mundo que estava mergulhado  em densas trevas, trouxe esperança e cura ao mundo doente pelo pecado.

Quando aceitamos e convidamos Jesus para fazer parte da nossa vida, então aceitamos os seus mandamentos e seus mandamentos é a lei da verdadeira liberdade que nos resgata das garras do opressor. "Então tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida". Que a luz de Cristo ilumine a sua vida, hoje e sempre, amém.

Adriano Paulo

A igreja como corpo de Cristo

  Por que assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação” (Romanos 12:4).      Paulo escreveu ...