11 dezembro, 2023

Descansar em Deus a melhor opção


 Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vós o Meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve ( Mateus 11:28-30).

Deus não criou o ser humano para viver como uma máquina, visto que todos precisam de um tempo para descansar e relaxar, em sua infinita sabedoria criou o dia para o trabalho e a noite para o descanso, colocou sobre nós o livre arbítrio e o poder de escolher entre o bem e o mal. 

Estamos chegando em mais um final de ano, é um tempo propício para que se faça uma reflexão, como foi o seu ano? Você conseguiu separar um tempo de qualidade para você e para sua família e amigos ? Ou trabalhou demasiadamente a ponto de chegar a exaustão física, mental, espiritual ? O Salmista Davi escreveu sobre a importância do sono e da total dependência de Deus quando disse: " Eu me deito e durmo; acordo, pois o Senhor me sustenta" ( Salmos 3:5).

O cristão precisa encontrar em Deus o equilíbrio em todas as áreas da vida, então descobrirá que o equilíbrio é o caminho sábio para um viver feliz e saudável.

A exaustão nem sempre vem do trabalho demasiado, mas também de uma mente agitada pelas preocupações da vida, pela absolvição de palavras mal ditas pelas pessoas, de um pensamento negativo e de uma visão deturpada da vida. No livro Mente, caráter e personalidade na página 396 a autora aborda o seguinte assunto: " A mente controla o homem todo: A mente rege o homem todo, todas as nossas ações, quer sejam boas ou más, originam-se na mente. É na mente que adora a Deus e nos põe em contato com os seres Celestiais... Todos os órgãos, físicos são servos da mente, e os nervos os mensageiros que transmitem suas ordens a cada parte do corpo, dirigindo os movimentos do mecanismo vivo."

É fato, que para poder descansar no Senhor é necessário arar a terra da mente, arrancar as ervas daninha, tranquilizar as ondas agitadas dos pensamentos, em razão de que de uma mente desequilibrada vem a irritabilidade, nervosismo, a falta de apetite e em muitos casos até mesmo uma depressão e ações impulsivas. Não seja como uma esponja que tudo absolve e mantém tudo retido. Viva de forma leve, aprendamos com jesus Cristo, Aquele que viveu entre os maus e soube lidar com eles, foi maltratado, humilhado, mas tinha um grande controle emocional de não absorver os lixos que a Ele eram lançados, Não se preocupava com o que as pessoas achavam dEle ( Mateus 16:13). Quando traído pelo discípulo amado o apóstolo Pedro não abriu a sua boca, mostrando o silêncio apenas com um olhar. Vemos muitos livros e filósofos tratando do assunto Equilíbrio da mente, mas Jesus foi Mestre no assunto, e NEle aprendemos sobre o verdadeiro descanso.

Viva melhor, peça ao Espírito Santo que limpe o seu coração/mente/ viva mais leve, perdoe o tempo todo, não entulhe sua mente com os lixos de pessoas maldosas. Não se mate de trabalhar a ponto de perder momentos bons ao lado dAqueles que você ama, aprenda a respeitar os limites do seu corpo, durma bem, alimente-se bem, encontre em Deus o verdadeiro descanso, essa é a melhor opção, Deus o abençoe sempre 🙏

- Adriano Paulo

Deixe seu comentário, se não conseguir comentar com sua conta do Google, comente como anônimo e assine seu nome em baixo para que eu saiba que foi você !

A igreja como corpo de Cristo

  Por que assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação” (Romanos 12:4).      Paulo escreveu ...