29 março, 2023

Não atire pedras, ajude a levantar !

 


É fácil dizer ao outro que está em situação venerável de fraqueza, caído e ferido pelos golpes torturantes da vida, e que em muitas situações lutando pela sobrevivência... É fácil dizer  que precisa ser como Daniel diante de uma escolha, quando você mesmo  não está na pele dele e não está vivendo o contexto histórico e psicológico  de vida que ele está inserido, assim você deixa de olhar para aqueles pecados que estão dentro do seu coração escondidos e que existem de fato, para ser opinante e guardador da vida alheia. 

Cuidado, os fariseus agiam exatamente assim, estavam tão convictos de suas perfeições que o melhor caminho era a punição para a já ferrada transgressora da lei de Deus.

Usar a lei de Deus  para punir aquela mulher adúltera  a pedradas era o certo no momento, segundo a própria escritura Sagrada, mas Jesus dá um choque de realidade naqueles hipócritas, mostrando a eles que aqueles que não fossem transgressores da lei poderiam sim, apedrejá la, mas olhando para dentro de si próprios, talvez tenham se lembrado das impurezas de seus corações pecaminosos e talvez tenham se lembrado da frase que Cristo havia dito em Mateus 5:28 "Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela."

Ficaram vermelhos de vergonha ao descobrirem que por inúmeras vezes também eram transgressores da lei, mesmo vestindo a roupagem religiosa encobertos diante dos olhos da sociedade que aparentemente pareciam piedosos, assim, não puderam apedrejar aquela pobre mulher.

Assim acontece nos dias de hoje; onde tanto se opinam sobre a vida daqueles que estão em situações vulneráveis, machucados, necessitados de alguém que lhe estendam a mão para sairem do buraco que se encontram e que muitas vezes não encontram uma saída, uma solução, mas são vítimas apenas de julgamentos e punições cruéis de quem assiste da plateia comendo pipoca e não move um palito para ajudar o seu irmão que clama por ajuda. 

Jesus é aquele que olha para o coração e não para as condições externas, é aquele que tratou das ovelhas feridas, andou e comeu com pecadores com intuito de recupera-las para seu reino, tinha empatia se colocava no lugar do outro sentindo a dor e o fardo que carregavam, " vinde a mim os cansados e sobrecarregados eu os aliviarei"

O melhor caminho é tratar das pessoas que se encontram em situações vulneráveis da vida, aconselhando, e tentando solucionar juntamente com ela o seu problema para que ela se junte novamente ao rebanho, infelizmente o que vejo muitas vezes é pessoas afastando ainda mais essas ovelhas do rebanho...

Você que se sente indigno na lama do poço encontra se como aquela mulher pecadora, virou alvo dos "perfeitos", entregue o seu fardo nas mãos daquele que pode solucionar, Ainda há esperanças !


A igreja como corpo de Cristo

  Por que assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação” (Romanos 12:4).      Paulo escreveu ...