06 janeiro, 2023

Não conte a ninguém...

 


O simples filho do carpinteiro foi intitulado como o Rei dos Judeus. Assim era Jesus, caminhava pelas ruas de Jerusalém com sandálias empoeiradas, vestes simples, não ambicionava o luxo, contrariando a muitos de seu tempo, na verdade  Jesus não estava preocupado com essas coisas. Sua chegada triunfal em Jerusalém não foi em carro de luxo de sua época, mas sim num jumentinho, mesmo assim, devido a sua grande popularidade e carisma foi uma grande ameaça para os políticos, intelectuais, religiosos, doutores de seu tempo, muitos deles pensavam que Jesus seria um revolucionário político e que sentaria no trono de César, entretanto, estavam diante do Maior líder que já pisou nesta terra, um líder diferenciado com uma filosofia nunca antes vista na história da humanidade, ao contrário de muitos líderes esse líder não ambicionava aplausos e títulos, não se importava com a fama e o luxo, era vazio de ego. Quando curava ou fazia o bem a uma pessoa, sempre dizia: Não conte a ninguém. Jesus também declarou: " Não estou buscando glória para mim mesmo, mas há quem a busque e julgue."( João 8:50). Qual político e líder não buscaria se auto promover ? Apresentando seus feitos aos quatro cantos da terra? Mas Jesus era totalmente averso a essas coisas, olha que estou falando de Jesus, o dono de todo universo, do ouro e da prata, que mesmo sendo dono de tudo que há, foi humilde e simples e nos ensinou a esvaziar de nós mesmo se quisermos adquirir a felicidade. No sermão da montanha vemos esse lindo ensinamento: " Felizes os que esvaziam o ego" em outras traduções: " Bem-aventurado os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus."(Mateus 5:3).


Aqui vai um conselho importante para um mundo onde o "Ego" é exaltado como padrão de vida. Em tempos de filtros e redes sociais,  e seu mau uso, onde muitos aparentam uma vida que não vivem, Jesus vem ensinar a esvaziar se de si mesmo.  Em Lucas 14:7 diz: 
"Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado."

Jesus também deixou o ensinamento para Aqueles que almejam Grandeza e as primeiras cadeiras,  quando a mãe de Tiago e João pediu que Jesus desse a seus filhos um lugar de destaque a sua direita e esquerda, então Jesus lhe responde: "Qualquer dentre vós que quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir."

Os ensinamentos de Jesus, desmascara os líderes religiosos de nosso tempo que estão rodeados de luxos e status, sentam em tronos como se fossem o próprio Deus. 

Jesus deixou claro que o verdadeiro líder e sistema de liderança está em servir, Ele mesmo aliviou o sofrimento da humanidade e lhes apresentou a gloria de Deus Pai. JESUS ensinou que o serviço é o estilo de vida que todos que se intitulam cristãos precisam praticar. E até mesmo na maneira de servir a outros Jesus deixa um ensinamento para que haja prudência e boa intenção: " Mas, quando você der esmolas, que a sua mão esquerda não saiba o que a direita está fazendo."(Mateus 6:3).
Há aqueles que mostram as obras para que sirvam de exemplos e incentivo, não é este o caso, mas há quem faz soar a trombeta com intuito de se auto promoverem, há quem doa uma sexta básica e ainda tira foto para postar nas redes sociais, esse é o tipo de atitude hipócrita que Deus abomina.

Meus amados leitores, sigamos o exemplo de Jesus Cristo, nosso mestre, procurando viver uma vida simples de abnegação e serviço, servindo aos necessitados no anonimato, orando a Deus em secreto. Que o nosso viver seja um viver segundo o querer de Deus para nossa vida, que Deus seja o nosso guia, que apenas Ele ocupe lugar no trono do nosso viver, amém !

Adriano Paulo

Observação: se o seu comentário estiver como anônimo, deixe seu nome, muito obrigado pela leitura, Deus te abençoe! 



9 comentários:

A igreja como corpo de Cristo

  Por que assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação” (Romanos 12:4).      Paulo escreveu ...