28 janeiro, 2017

Seja um bom Samaritano



   

     Quem é o meu próximo? Esta foi a pergunta que o doutor da lei fez a Jesus, Então Jesus lhe trouxe a parábola do bom samaritano descrita em Lucas 10:25 em diante. A parábola narra a história de certo viajante, que descia de Jerusalém para Jericó, o viajante, veio a ser interceptado por bandidos que, depois de o roubarem, ainda o deixaram gravemente ferido, três personagens são inseridos por Jesus na parábola, um Sacerdote um Levita e um Samaritano, o Sacerdote e o Levita cheio do conhecimento da palavra de Deus talvez estivesse a caminho da sinagoga para estudar o amor de Deus em que acabara de negar, vendo o pobre homem ferido nu e sujo  passaram a largo ou seja, fingiram que não viram o pobre homem , talvez para se livrar daquela situação tenha tentado se justificar com o pensamento de que se contaminaria caso ele estivesse morto, pois, este era um ritual religioso em que eles, quanto o sacerdote quanto o levita não podiam tocar em cadáver para não se contaminar. Era esperado do Sacerdote e Levita a bondade, pois eram praticante da palavra de Deus e conhecedores do mesmo, mas a realidade foi totalmente o contrario, todo o conhecimento que eles possuíam da palavra de Deus não foi o bastante para que eles usassem de misericórdia diante do homem ferido. A bondade e a misericórdia veio de onde menos se esperava, de um Samaritano que não se importando se o homem ferido era Judeu ou gentio.
      Os Judeus não falavam com Samaritanos os quais consideravam pecadores, o Bom Samaritano despido de preconceito o enxergou com um olhar humano, preocupando-se em o ajudar ele lhe estendeu a mão resgatando a dignidade do homem ferido.  Ao fim da parábola, Cristo havia preenchido o coração daquele doutor com uma luz pura e verdadeira, até então aquele doutor não havia refletido sobre a profundidade da lei, que assim como  no versículo onde é descrito o diálogo entre Cristo e o Jovem rico, ambos os casos são parecidos, ambos pensavam que a sua fidelidade diante de Deus estava cumprida, ambos eram conhecedores da palavra  e praticantes da lei, mas pouco conheciam da essência da santa lei de Deus, que por trás de cada letra envolve o amor e a proteção de Deus para com a humanidade,  os dez mandamentos. Entretanto deixaram de meditar que em cada palavra citada por Deus estava envolvido o amor e o zelo por cada um de seus filhos. Cristo enxerga as pessoas com os olhos do coração, ao responder a pergunta “Quem é o meu próximo”, Jesus foi enfático em apresentar que o nosso próximo não é necessariamente um amigo ou um familiar ou um irmão da igreja ou alguém que professa a mesma fé, Cristo apresentou que o nosso próximo é toda pessoa que se encontra em dificuldade ou sofrimento, e todos os que estão perdidos na escuridão do mundo, aqueles que estão sendo escravizados pelo inimigo de Deus, esses são o nosso próximo de acordo com os ensinamentos de Jesus. Deus não faz distinção de pessoas, o homem seleciona as suas amizades, possui a tendência em se aproximar-se daqueles que são bons, daqueles que pensam igual, porém Deus é diferente do homem e nos ensina através da sua palavra a verdadeira essência do amor, Jesus Cristo em sua passagem por este mundo não desprezou ninguém, foi amigo de todos, foi bom para os bons e foi bom para os maus, não se afastou de Judas o seu traidor, mesmo tendo o conhecimento do caráter de Judas , o seu coração dele não se apartou,  não se afastou de Pedro mesmo sabendo que mais tarde seria negado por ele, e na sua morte foi capaz de perdoar os seus próprios assassinos.“Porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que voz amam que recompensa tereis? Não fazem os publicados também o mesmo? ( Mateus 41 e 46).         Cristo não se afastava dos maus porque Ele sabia que era a luz que eles precisavam, assim Ele afirmou: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida”
( João 8:12).
E todos aqueles que por Cristo é iluminado, com essa luz também será preenchido, refletindo a luz de Deus ao mundo. Em sua palavra nos disse: “Vós sois a luz do mundo... assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as boas obras e glorifiquem a vosso pai que está nos céus”
( Mateus 5:14).
Falando sobre compaixão Dalai Lama escreveu o seguinte: “Se queremos que os outros sejam felizes, também devemos praticar a compaixão. Todos preferimos ver rostos sorridentes em vez de rostos tristes”.
Escreveu também:
“Pra mim não há inimigos, apenas pessoas que eu ainda não conheci”.
( Livro : o Apelo do Dalai Lama ao mundo).
Sobre os nossos inimigos, Cristo Jesus nos orientou que devemos amá-los, Eles precisam de luz, necessitam da luz de Deus, é por esse motivo que Cristo nos orienta para amá-los, para que eles possam conhecê-lo através do ato da misericórdia. Conhecer a Bíblia e estudá-la é importante, entretanto é mais importante ainda vivermos a Bíblia na prática em sua essência.

Deixe seu comentário abaixo



2 comentários:

  1. Muito bom o texto. Devemos te compaixão do mais necessitados, e devemos te em mente que podia se eu no lugar dele. Que sigamos os ensinamentos de Jesus para sermos mais felizes

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto Adriano ,no mundo que estamos vivendo hoje realmente muitas vezes só vemos as coisas boas da vida,as vezes julgamos muito as pessoas sem realmente conhece-las.

    ResponderExcluir

A igreja como corpo de Cristo

  Por que assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação” (Romanos 12:4).      Paulo escreveu ...