03 abril, 2024

Nosso direito pelo grande Sumo Sacerdote

 


Servimos um Deus amoroso, justo e compassivo, um Deus de ordem, que desempenha um ministério perfeito em nosso favor. Hoje Cristo é o grande Sumo Sacerdote no Santuário Celestial, Aquele que intercede por mim e por você dia e noite, aquele que fez sacrifício por mim e por você para que tivéssemos o direito a salvação.

O ministério de um Sumo Sacerdote terrestre prefigurava a Cristo, um Sumo Sacerdote era alguém escolhido a Dedo para representar o povo de Deus, o povo pecador, como escrevi ontem aqui no blog,  após o pecado o homem passou a viver debaixo da maldição da lei, o pecado havia trazido maldição sobre a terra, porém por meio de Jeová o homem ainda  poderia encontrar esperança para sua alma corruptível.  Deus pede a Moisés que faça um santuário semelhante o celestial para que pudesse habitar no meio do Seu povo. " E me farão um santuário, e habitarei no meio deles, conforme tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo e para modelo de todos os seus móveis, assim mesmos o fareis." ( Êxodo 25:8,9). Assim Deus habitou no meio de seus filhos por meio deste santuário criado por mãos humanas, a Santidade de Deus queria habitar na terra, mas pra isso o homem deveria ser justificado, purificado para que houvesse comunhão entre ele e Seu Criador.  

O Sumo Sacerdote era responsável pelo sacrifício e por todo o santuário, alguém escolhido a dedo por Deus, deveria ser alguém santo, humilde segundo o coração de Deus, alguém que representasse o povo diante de Deus. Tinha a função de interceder de ser o intermediador entre Deus e os homens, responsável por expiar os pecados do povo, para que fossem aceitos, justificados por Deus. Responsável de uma vez ao ano por aspergir o sangue de um inocente cordeiro nas cortinas do santuário, depois entrava no santo dos santos e derramava o sangue em um recipiente sobre a arca da aliança, assim Deus aceitava aquele ritual perdoando os pecados do povo. Esse ritual simbolizava o ministério de Cristo na nova aliança.

"Mas, vindo Cristo, o Sumo Sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação" ( Hebreus 9:11). 

Hoje Cristo é o grande Sumo Sacerdote, ao morrer na cruz, derramou seu sangue por nós pecadores..."E sem derramamento de sangue não há remissão, de sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais, com sacrifícios melhores do que estes, porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora compadecer, por nós, perante a face de Deus".( Hebreus 9:22-24)

Hebreus 9 deixa claro que hoje Cristo é o grande Sumo Sacerdote, e faz expiação pelos nossos pecados, com o seu próprio sangue, e cada gota derramada ali na cruz, representa o amor dEle por nós, e a nossa salvação. Cristo concedeu a todos aqueles que o aceitarem o direito ao perdão de seus pecados e a vida Eterna. Quando o sincero servo se achega até a cristo em contrição, Ele é fiel  e Justo para purificar aquele pecado, e dele mais não se lembrará, no dia do Juízo aquela transgressão não estará registrada no livro de registro se aquele servo em contrição se humilhou a Cristo pelo perdão e abandonou aquela transgressão, seu pecado será esquecido. O grande Sumo Sacerdote é hoje o único intermediador entre Deus e os homens. Pois o ministério de Cristo no céu como Sumo Sacerdote representa a nossa garantia e certeza de salvação, o nosso alívio, a nossa verdadeira paz, pois o Seu Sacrifício foi o mais perfeito de todos, capaz de purificar o seu pecado.

A Bíblia diz que Deus amou o mundo de "tal maneira" capaz de entregar seu único filho. Hoje reflita sobre isto, continue sendo fiel a lei de Cristo, em obediência, pois falta pouco para que Cristo venha sobre as nuvens do céu como grande juiz, para entregar aos seus o galardão prometido, amém!

- Adriano Paulo

( Deixe seu comentário abaixo, caso não consiga comentar com a conta do google comente como anonimo assinando seu nome, Deus lhe abençoe").



Um comentário:

A igreja como corpo de Cristo

  Por que assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação” (Romanos 12:4).      Paulo escreveu ...