A palavra fariseu se tornou sinônimo de hipocrisia. Mas vamos entender quem eram os fariseus; eram um grupo religioso surgidos no século 11 A.C. a palavra fariseu significa "separados" ou seja, a verdadeira comunidade de Israel revestidos de santidade, puritanos, assim eles se auto intitulavam. Criavam regras rígidas e severas para obediência da própria lei de Deus, ou seja, colocavam uma carga pesada as pessoas. Certo dia Jesus disse a um grupo de fariseu: " Guias cegos! Vocês coam um mosquito e engolem um camelo 🐫 aí de vocês mestres da lei e fariseus hipócritas vocês limpam o exterior do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça.... Assim são vocês por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de maldade. ( Mateus 23:24-28).
Esse grupo religioso do tempo de Cristo andavam com vestes impecáveis a vista de todos, não se podia alimentar sem lavar as mãos, pois era considerado heresia, eles eram assim, se achavam tão santos diante de Deus ao ponto de verem defeitos nas pessoas com intuito de punirem. Quando os fariseus se reuniram para apedrejar uma mulher adúltera (ver João 8:1-11). Afirmaram que a lei de Moisés autorizava tal permissão, porém, Jesus o único que poderia condená-la a libertou e repreendeu os fariseus com uma simples e sábia frase: " Aquele que não tem pecado, que atire a primeira pedra." Penso que eles ficaram vermelhos não apenas de raiva de Jesus, mas de vergonha de si mesmos ao olharem para dentro de si mesmos, tiveram a consciência pesada, quantos pecados haviam cometido durante a vida, mas o ardente e impulsivo desejo de punir e de bater o martelo 🔨 da condenação ficaram apenas no desejo e tiveram que engolir o próprio orgulho, estavam diante do maior advogado que a humanidade já possuiu.
Ao longo do tempo Jesus foi desmascarando essa seita religiosa e impostora, até virarem sinônimo de hipocrisia.
Porém ainda nos tempos em que vivemos, podemos presenciar o espírito do farisaísmo no meio da nossa sociedade. Vivemos num tempo onde as pedras de cimentos, aquelas mesmas que os fariseus pegaram para matar a mulher adúltera, foram substituídas pela crítica destrutiva e pelas palavras que muitas vezes dói mais do que mil pedras atiradas. Muitos vestem a roupagem do farisaísmo moderno, julgam-se santos,perfeitos, colocando-se acima da crítica e assim destroem o próximo, muitas vezes em nome de uma opinião, em nome de uma doutrina colocam-se numa posição elevada, sentando-se na cadeira de Deus.
Meu amado(a), nesta época em que vivemos onde as opiniões estão polarizadas, também corremos o risco de entrarmos na onda da multidão a ponto de pegarmos uma pedra para apedrejar o nosso próximo. Vigiemos para que não estejamos do lado daqueles que apedrejam, mas que estejamos do lado Daquele que é amor e misericórdia. Vigiemos para que quando estivermos numa situação em que somos colocados para punir e destruir o nosso próximo em nome da "verdade" que ajamos com misericórdia, que possamos estender a mão para ajudar levantar e que a oração seja a nossa maior ação na vida dos que estão em situações difíceis e complicadas imposta pela vida, tenhamos o espírito de Cristo e não o espírito farisaico, exclusivista e punitivo.
Hoje, reflita sobre isto, Deus te abençoe!
Adriano PauloObservação: se o seu comentário estiver como anônimo deixe seu nome para eu saber que o comentário é seu.
Meu nome é Paulo Henrique a paz do Senhor Jesus Cristo amém
ResponderExcluirGraça e paz meu irmão 🙏🙌
ExcluirBela reflexão
ResponderExcluirTemos q te o cuidado em nossa vida para sermos inimigos de Deus.
ResponderExcluirE preciso viver de forma respeitosa e seguir o que Deus pede a nós
Amém meu irmão, verdade!
ExcluirMuito bom dia Dri! Deus te inspire sempre!
ResponderExcluirAmém 🙏🙌
ExcluirExcelente texto 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
ResponderExcluirAmém, obrigado meu amigo!
ExcluirPaz do Senhor meu querido. Muito bem elaborado este texto. Deus abençoe, como sempre excelente... Não adianta nada sermos religiosos. Se o Espírito Santo não estiver dentro de nós, somos exatamente como a Igreja de Laodicéia: Miseráveis; pobres e nu. Mesmo conhecendo muito como fariseus ou. Há muito tempo na igreja.
ResponderExcluirVerdade, Deus te abençoe meu amigo!
ExcluirDeus continue iluminando sua mente 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
ResponderExcluirA paz do senhor, meu irmão. Excelente reflexão.
ResponderExcluirÉ exatamente como você bem colocou, as opiniões estão muito polarizadas, e as pessoas se tornaram juízes severos, batem o martelo e condenam segundo o que acreditam estar errado, mas esquecem de olhar para dentro de si e reconhecerem seus próprios erros. Se colocam em um altar tão alto, que as vezes cegam que são humanos cheios de erros, e apenas apontam erros, defeitos, pecados, e esquecem os seus.