02 janeiro, 2020


Oferta de Abel x Oferta de Caim
2 de janeiro

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”.
( Salmos 21:10)



   Existem muitas maneiras de ofertar a Deus, ofertamos através do nosso louvor, ofertamos da maneira como tratamos o nosso corpo, e em todo o nosso proceder estamos ofertando a Deus.
   O primeiro sistema de ofertas relatado na bíblia foi realizado por  dois irmãos, sendo eles Abel e Caim, ambos  ofertaram ao Senhor. Caim com os melhores frutos da terra, Abel com os primogênitos das suas ovelhas. A bíblia enfatiza que Deus se agradou mais da oferta de Caim. Porque Deus aceitou a oferta de Abel rejeitando a oferta de Caim? Sendo que, Abel ofertou a Deus com os melhores frutos de suas terras?
   Caim e Abel representam dois grupos de Cristãos. Observe que Caim quis ofertar a Deus, contudo a oferta de Abel  foi aceita por Deus porque ele fora obediente, agradou a Deus com aquilo que Deus realmente pedia dentro do sistema de oferta. Caim representa  aqueles cristãos que não possuem um coração transformado pelo sangue de Cristo, representa o tipo de falso cristão que ao dizimar, dizima conforme pensa que deve ser feito, abstendo de Deus aquilo que a Deus pertence, representa aquele falso Cristão que mesmo conhecendo a bíblia a distorce quando percebe que as palavras vão contra o seu modo prazeroso de viver a vida, representa aquele líder de igreja que chega atrasado, que é relaxado no ministério que lhe foi confiado por Deus, pensando que o ministério lhe pertence e na verdade Deus irá pedir um acerto de contas no dia do juízo final.
    Caim representa o tipo de pai de família que não busca a Deus diariamente com a família, que no lugar de levantar um culto diário ao Senhor, tem colocado diante de sua família a televisão, o futebol, a internet, o trabalho e demais ocupações da vida, entretanto representa todo tipo de cristão que vive relaxadamente ofertando a Deus quando bem entende, a sua própria maneira. Que sejamos como Abel que ofertou ao Senhor uma oferta justa, uma oferta segundo o coração de Deus, ofertou com coração sincero e puro diante de Deus. Deus não  está atento ao que lhe é ofertado, e sim, ao coração do que oferta. Sondando o coração de Abel encontrou verdade, encontrou uma intenção sincera, encontrou gratidão, humildade, não encontrou maldade, arrogância, lembre-se Deus está atento a sua intenção, a Deus ninguém engana.

4 comentários:

A igreja como corpo de Cristo

  Por que assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação” (Romanos 12:4).      Paulo escreveu ...