31 dezembro, 2016

No fim de uma jornada


  " Até aqui nos guiou o Senhor" ( I Samuel 7:12)


      Durante quarenta anos o povo de Israel peregrinou pelo deserto em busca da tão sonhada terra prometida. Em sua peregrinação pelo deserto experimentaram todo tipo de provações; sentiram medo, inseguranças,sede,frio,calor intenso e perseguições dos inimigos. Em sua longa e árdua jornada eles estavam debaixo da promessa de Deus e sob a sua proteção. Ali no deserto presenciaram de perto os milagres e a provisão de Deus. Apesar do medo, da insegurança e muitas vezes a rebeldia, eles foram agraciados por Deus e sua grandiosa bondade deles não se apartou. Mesmo diante da bondade de Deus muitos deles pereceram pelo caminho ao se entregarem ao próprio capricho, inclinando-se aos desejos de seus enganosos corações.

"Enganoso é o coração,mais do que todas as coisas, e perverso quem o conhecerá"( Jeremias 17:9).

" O salário do pecado é a morte" ( Romanos 6:23).

" Felizes aos que ouvem a palavra de Deus e a guardam" ( Lucas 11:28).

         Aqueles que obedeceram a voz de Deus puderam chegar ao destino, assim contemplando as maravilhas da nova terra.
            Hoje, último dia do ano é uma oportunidade para que possamos refletir, pois até aqui o Senhor nos guiou e nos abençoou, e assim como aquele povo no deserto durante todo esse ano passamos por lutas e vitórias, caímos e nos reerguemos, dias de saúde e dias de enfermidades, tivemos dias ensolarados e dias tempestuosos e pela graça de Deus chegamos até aqui para bendizê-lo.
Quando o povo de Deus chegou em Canaã adorou ao Senhor pelos quarenta anos que caminharam no deserto, entretanto aquele não foi o ponto de chegada e sim o ponto de partida, o começo de uma nova jornada.
         Meu irmão e minha irmã, não sei como foi o seu ano. Talvez não tenha sido bom. Caso não tenha sido o nosso ano um ano bom, não façamos como muitos dos povos de Israel que no deserto murmuraram contra Deus e ali pereceram.
Todo peso inútil que carregamos durante a jornada, tudo aquilo que nos atrapalhou no contato com Deus deve ser deixado pelo caminho.
          Façamos de hoje, um dia para adorarmos ao Senhor pelos muitos livramentos que Ele nos concedeu, sejamos gratos ao Senhor e Ele que é bom e justo, nos abençoará ricamente durante o restante da caminhada. 
Que a paz, o amor e a gratidão habite em vossos corações no dia de hoje amém.

Feliz ano novo!!!

Adriano Paulo.




Deixe o seu comentário abaixo.

26 junho, 2016

O sentido da vida



“Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”(Gênesis 12:1).
            Abraão habitava em um lar pagão e idólatra e em uma terra fértil, estava rodeado de pessoas que amava.
Certo dia Deus o chamou para que saísse de sua zona de conforto rumo a uma terra totalmente desconhecida, difícil a escolha? Talvez para muitos de seus familiares e amigos  sim, mas Abraão não pensou duas vezes em atender ao pedido de Deus, nascia ali o sentido de sua existência, Abraão se comunicava com Deus pela primeira vez  e humildemente ouviu o seu chamado, não hesitou em deixar tudo para trás em busca de uma terra desconhecida, a partir daquele momento passou a ter uma vida com propósito e sentido, Abraão entendeu sua missão, foi fiel a Deus, Teve momentos para desistir de sua missão, mas perseverou  e cumpriu aquilo que era a vontade de Deus.
            Hoje Deus tem uma missão para cada um de seus filhos, muitos tem levado a vida de qualquer maneira ou porque não compreendeu ainda a sua missão ou porque sente que o propósito de Deus para sua vida irá atrapalhar suas próprias escolhas.
O sentido de nossas vidas está nas mãos de Deus, Ele tem um propósito para cada um de seus filhos, em Mateus 28:19 Jesus entrega aos onze discípulos a missão: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando–os em nome do Pai,e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu tenho vos mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.
            A missão que Jesus entregou aos discípulos é também a nossa missão, o nosso sentido de viver esta vida, tem você e eu vivido neste propósito? Deus concede a cada um uma habilidade diferente e que deve ser trabalhada com o propósito de anunciar o evangelho. Segundo a escritura sagrada relata podemos confirmar que Jesus está próximo de retornar a este mundo e estamos cientes de que este mundo terá o seu fim em breve, e Deus deseja salvar aqueles que ainda não o aceitou como único e suficiente salvador.
Deus confiou esta obra a nós para cumpri-la, seus anjos poderiam fazê-la com sucesso, mas Deus confiou somente a nós, Certa ocasião Jesus disse aos seus discípulos: “na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara” ( Mateus 9:37 e 38).
            Hoje Deus quer nos usar para trabalhar em sua seara, peça ao Espírito Santo que o ajude a compreender melhor o que ele quer de você, que o ajude na escolha dos dons, e como usá-los na seara do Senhor.
Se for preciso abandonar terras e parentes, riquezas para ouvir a voz de Deus não será perda e sim ganho.

Hoje reflita sobre isto.





Leia  o livro:



12 junho, 2016

Deus está à procura de cristãos fiéis



“Aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu Senhor pôs os olhos em José e lhes disse: Deita-te comigo ele, porém recusou e disse a mulher do seu senhor: Tem-me por mordomo o meu senhor e não sabe do que há em casa, pois tudo o que tem me passou ele as minhas mãos. Ele não é maior do que eu nesta casa e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porque é sua mulher;como, pois cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?

            José é o tipo de Cristãos que Deus procura na face da terra, pessoas que sejam honestas a Ele nos momentos ocultos onde ninguém está presente, Entretanto é nesses momentos onde ninguém está presente que Deus está observando tudo, e seus anjos estão de prontidão anotando as atitudes de seus filhos.
José era fiel a Deus e conhecia os seus mandamentos, tinha o pleno conhecimento do mandamento que diz: “Não adulterarás”.
Para José era fácil cair em tentação, pois na casa só havia ele e a mulher e ninguém mais, a mulher de Potifar era formosa e sedutora e José um homem com tendências a ceder os desejos carnais.
A grande diferença é que José tinha em mente que ele não estava sozinho com aquela mulher, tinha a certeza de que Deus estava presente naquele lugar, Uma Certeza que todos os que professam cristãos devem ter antes de cometerem torpezas contra Deus.
            José foi fiel a Deus naquele momento, não cedeu aos caprichos do grande adversário de Deus resistindo àquela tentação.
A história conta que José foi acusado injustamente por tentativa de estupro contra a mulher de Potifar e foi preso, mas Deus estava com Ele e lhe preparou um futuro brilhante.
            Deus estará com você quando recusar a cometer algo que não é do seu agrado, Deus estará de olhos atentos lhe testando para saber se és Cristão verdadeiro ou não. Satanás vai procurar tentá-lo naquele hábito que ele sabe que é o seu ponto mais fraco, mas ao ser tentado lembre-se que Jesus disse: “Resistir o diabo e ele fugirá de vós”
Resistir o diabo como Cristo Jesus resistiu quando foi tentado no deserto, Jesus apenas citou a palavra de Deus dizendo “Está Escrito”
            Ao ser tentado pelas fraquezas da carne lembre-se que de um lado estarão os anjos do diabo esperando a sua queda, e do outro lado estarão os anjos de Deus esperando para celebrar a sua vitória, assim diz o Senhor: “Aquele que perseverar até o fim será Salvo”
Que Deus o abençoe.







04 junho, 2016

Até aqui o Senhor nos guiou



“Como a Águia desperta a sua ninhada e voa sobre os seus filhotes, estende as asas e, tomando-os os leva sobre elas, assim, só o Senhor o guiou, e não havia com Ele deus estranho”.
(Deuteronômio 32:11)

  O cântico de Deuteronômio 32 foi escrito por Moisés em gratidão a Deus pelos livramentos enfrentados no deserto, por quarenta anos o povo de Israel sobreviveram o forte calor, não passaram fome porque Deus providenciou o alimento e suas roupas não envelheceram e como uma águia protege seus filhos assim foi Deus para com eles. Apesar da infinita bondade de Deus muitos usaram a ingratidão e serviram outros deuses e foram rebeldes, porém a bondade de Deus deles não se apartou. Na caminhada pelo deserto o povo não esteve livre de problemas muitos focaram o problema se esquecendo de que o Deus que abriu o mar vermelho estava ali com Eles, era só confiar porque Deus avistava para eles uma terra de leite e mel, enquanto muitos se desesperavam por falta de carne, Deus já havia preparado uma terra com as melhores refeições.

Hoje em nossos dias não é diferente, a bondade e a misericórdia de Deus repousam sobre seus filhos e como uma águia que protege seus filhotes Deus quer nos proteger, os problemas que hoje são gigantes são pequenos em comparação ao que Deus está preparando no porvir, olhe para trás e medite no quanto Ele tem guiado, jamais desampara os justos e aos justos nada falta, quantos livramentos. Com a chuva tem refrescado e com o sol tem nos aquecido.
  
Muitas são as bondades de Deus e a cada nosso respirar é um segundo de bondade. Deus é bom e até aqui Ele tem guiado e amparado os seus filhos aqui nesta terra, hoje medite na bondade de Deus e em tudo de bom que Ele tem proporcionado na sua vida. A gratidão é um dos principais passos para um relacionamento saudável e duradouro.

Que Deus te abençoe finalizo com um trecho inspirado 

“Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que nos esqueçamos como Deus tem nos conduzido no passado”(Ellen G White).

Não esqueça de deixar seu comentário abaixo.



                                                                 

28 maio, 2016

A vida religiosa de Jesus





“Mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16:33).


  A vida de Jesus aqui na terra foi uma vida de muitas lutas, muitas foram as tentações que ele teve que enfrentar e venceu todas, deixou para nós o seu exemplo e nos diz que também podemos vencer, no livro “O desejado de todas as nações página 90 relata o seguinte “Mas nosso salvador se revestiu da humanidade com todas as contingências da mesma. Tomou a natureza do homem com a possibilidade de ceder a tentação não temos que suportar coisa nenhuma que Ele não tenha sofrido”. Citarei 5 segredos que Cristo usou para combater os assaltos do maligno:

Segredo: Jejum e oração: a palavra de Deus relata que Jesus se preparava através da abstinência de alimentos e durante quarenta dias e quarenta noites passou no deserto em oração e jejum, antes de ser tentado pelo diabo, essa comunhão com Deus lhe trouxe força e saiu vitorioso, em S.Marcos 1:35 podemos observar outro relato “Tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto e ali orava”.
Durante toda sua vida Ele tinha o costume de procurar por lugares silenciosos para ter uma hora tranquila com Deus.

Segredo: Jesus gostava de estar na casa do Pai: Em Lucas 2:49 Jesus diz “Porque me procuráveis? Não sabeis que me cumpria estar na casa do meu pai?. Podemos observar nas escrituras o quão profundo era o relacionamento entre Jesus e Deus Pai, quando não estava nos lugares solitários orando, poderia ser facilmente encontrado nas sinagogas lendo e ensinado.

segredo: Obediência a lei de Deus: em Mateus 5:17 diz “não pensei que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir”. Enquanto viveu aqui na terra Jesus cumpriu os mandamentos de Deus.

Segredo: Jesus pregava: “Daí por diante passou Jesus a pregar e a dizer: arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”. (S.Mateus 4:17). “Percorria Jesus toda a galileia ensinando nas sinagogas pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo”. (Mateus 4:23)
“Aqui Jesus encontrar-se com todas as nações e todas as classes o rico e o grande, como o pobre e o humilde”(Livro: O Desejado de Todas as Nações página 207).

Segredo: Jesus entre os excluídos: “Aproximaram-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir  e murmuraram os fariseus e os escribas, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles”.(Lucas 15:1).

  Através dos cinco segredos que acabamos de ler podemos observar que a vida religiosa de Jesus estava baseada nos dois maiores mandamentos, o amor a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo, Jesus tinha um profundo compromisso com as pessoas de todas as classes, ricos e grandes, pobres e humildes.
  Agora é o momento de refletirmos sobre a vida de Cristo e se perguntar como está o nosso relacionamento com Deus? E com o nosso próximo? Estamos tirando tempo para devoção? Estamos visitando regularmente a casa de Deus? Estamos falando e pregando a salvação as pessoas? Estamos atendendo os necessitados e excluídos? Ele venceu em todas estas coisas e hoje nos diz: “Vocês também podem vencer” que Deus abençoe a todos! Meditemos.


Deixe seu comentário!
                                                                   
                                                                 Leia o livro:




21 maio, 2016



A qualidade de um irmão




“Em todo tempo ama o amigo e na angústia nasce o irmão”.
(Provérbio 17:17).

  Você já parou para refletir quando se refere ao outro com o termo “irmão”(a), já pensou sobre a importância dessa pronúncia? O dicionário descreve da seguinte forma: “... Quando se consideram unidos por sentimentos de fraternidade, ou como provenientes do mesmo Pai”.
  Jesus Cristo nos chamou de irmãos e nos ensinou a nos relacionarmos como irmãos. Inicia a oração modelo como Pai Nosso, em certa ocasião Jesus respondeu “Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. Ao tratar-nos como irmãos deixou nos o legado através do seu exemplo para que pratiquemos. Nos relatos bíblicos podemos conferir a  pureza e o amor fraternal desenvolvido por Cristo em todos os seus relacionamentos, conhecia o íntimo das pessoas e suas limitações, sabia se colocar no lugar de cada uma para compreender as suas feridas, sabia perdoar, compreender e quando necessário aconselhava e corrigia, sua maior demonstração de amor fraterno foi na cruz quando intercedeu em oração por todos aqueles que o maltrataram e rogou  ao pai que os perdoasse
(Lucas 23: 34). Jesus também ensinou: “Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem”(Mateus 5:44).
  Em nossos relacionamentos como irmandade devemos procurar nutrir o Espírito de Deus, fazendo jus ao termo. Não apenas por palavra, mas também por prática, estendendo a mão ao que precisa auxiliando nas dificuldades, intercedendo com orações, tratando com benevolência, saber perdoar e compreender. O apóstolo Paulo escreveu “Mas nós que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para a edificação”( Romanos 15:1). Existe um hino que diz: quão bom e quão maravilhoso é que os irmãos vivam em união”( Salmos 133:1).
  Que Deus abençoe que os irmãos vivam como Jesus viveu, que os irmãos perdoem uns aos outros, que os irmãos levante uns aos outros, que os irmãos vivam no mesmo Espírito que vem de Deus, buscando se fortalecer dia a dia com o poder do Espírito Santo.




leia os livros:













A igreja como corpo de Cristo

  Por que assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação” (Romanos 12:4).      Paulo escreveu ...